15 OUT 11h00 | SÃO MIGUEL | Teatro Ribeiragrandense
CONCERTO PEDAGÓGICO: “OS BICHAROCOS”

Teatro Ribeiragrandense 11h00 e 14h30

CONCERTO DIDÁCTICO

«Bemóis e outros Bicharocos»: Música contemporânea para crianças

Teresa Gentil,  música e ilustrações

Judite Fernandes, textos

Isis López, vídeo

André Raposo, desenho de luz

Músicos:

Jorge Álvaro Ferreira, flauta de bisel

Rui Silva, marimba

Cláudia Andrade, narração

Teresa Gentil, piano

Manuel Maio, violino

Rita Matias, voz

 

“Bemóis e outros Bicharocos” – as histórias e a música

A música contemporânea é um bicho, um bicharoco…mas, e se a música contemporânea fosse mais fácil de ouvir, de entender e de gostar?

Não é nada que não tenha sido feito: usar uma história para contar uma música acaba por ser uma solução eficaz, uma vez que o ouvinte consegue estabelecer uma relação entre as duas, o que lhe permite ir conhecendo os “objetos” mais ou menos estranhos da música moderna.

As histórias deste ciclo foram escritas por Judite Fernandes, e contam as peripécias do Elias, um chicharrinho do mar dos Açores que luta contra as insónias; da aranhita Sofia que quer viver num sapato, porque não consegue fazer teias; da Pupa, uma linda borboleta que se depara com as dificuldades e intempéries do dia-a-dia. Estas histórias passaram a partitura, partilhando o conceito de uma escrita aberta a vários estilos musicais, sonoridades e texturas, onde os instrumentos e as suas potencialidades são exploradas ao máximo, num exercício de levar o público a gostar e degustar a música contemporânea.

O concerto é, ainda, pontuado com momentos explicativos dos instrumentos usados e das suas potencialidades técnicas; é também acompanhados por projeção de imagens e vídeos que ajudam a ilustrar as histórias.

 

Orquestração das peças:

Elias, o sonhador: Marimba, piano preparado e narração.

O mentiroso : Piano preparado, voz (soprano), narração e sapateado.

Os altos e os baixos desta vidinha : Piano, flautas de bisel, violino e narração.